Produto adicionado ao carrinho

Osteopatia

A Osteopatia é uma ciência das terapias manuais que atua sobre o sistema musculo esquelético, nervoso, arterial, visceral e craniano. Tem como fundamento de que o nosso organismo possui todas as condições para curar se sendo necessário mostrarmos o caminho e tornar as condições mais favoráveis para que isso aconteça.
Por se tratar de um conjunto de técnicas manuais não possui contra indicações sendo indicado para todas as idades. É importante saber que o tratamento é personalizado e voltado as necessidades específicas de cada pessoa.
O tratamento Osteopático é indicado para qualquer desequilíbrio que esteja a causar dor ou limitando movimentos que por sua vez causam prejuízo na qualidade de vida em bem estar do indivíduo.

tab-image

O tratamento é guiado pelo princípio da autocura.
Em inglês, do termo "find, fix and leave", ou seja, determinar a causa, tratar e deixar o corpo se reestabelecer.
Para isso, o paciente deverá passar por uma avaliação detalhada, em que todo o histórico de saúde será abordado e interpretado. Após isso serão feitos alguns testes específicos para a identificação da causa do problema e, em seguida, serão utilizadas técnicas manuais a fim de aliviar os sintomas.
A durabilidade do tratamento, incluindo quantidade de sessões e intervalo entre elas, depende da resposta sintomática de cada paciente, pois esta indicação acaba sendo particular para cada caso com o intuito de esperar a resposta do corpo de acordo com cada situação.

Marcar Consulta

Fisioterapia

Sempre pensei em fazer uma graduação voltada a área da saúde e por ter muitos enfermeiros na família me senti propenso a seguir esse caminho, porém, vi na Fisioterapia algo único, uma ciência capaz de reabilitar pessoas e dar um novo sentido as suas vidas.
Ingressei na faculdade em 2006 e durante cinco anos mergulhei nas diversas áreas em que essa ciência era capaz de atuar.
No último ano iniciaram se os estágios práticos e ali convivendo com os pacientes tive a certeza que escolhera uma profissão única em todos os sentidos.
Após o término da faculdade e depois de ter vivido e trabalhado em todas as áreas em que a profissão me permitia atuar comecei a fazer atendimentos domiciliares, na maioria das vezes para tratar pacientes com sequelas neurológicas pós avc (Acidente vascular cerebral) e doenças neurodegenerativas.

tab-image

Em 2009 iniciei a formação em Osteopatia e por ser fisioterapeuta já possuía uma base de anatomia e cinesiologia que de alguma forma me ajudaram.
Concluí o curso de Osteopatia em 2012 e a minha visão sobre o tratamento da dor mudou, vi que abordar e tratar a causa é tão importante quanto minimizar os sintomas.
Apesar de ter me aprofundado nas terapias manuais como Osteopatia e quiropraxia a fisioterapia sempre será a minha base fundamental.
Os conceitos biomecânicos e anatômicos, assim como toda a experiencia nos estágios me fazem um Osteopata melhor, capaz de entender o corpo humano de uma forma mais completa e de entender profundamente o seu comportamento.

Marcar Consulta

Quiropraxia

A Quiropraxia surgiu nos Estados Unidos em 1895, criada pelo canadense Daniel David Palmer, um entusiasta da medicina alternativa.
Sendo uma profissão secular, o método vem se desenvolvendo ao longo dos anos, é praticado em vários países e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.
A técnica se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas do sistema neuro-esquelético. Ou seja, além de resolver os males mencionados, a quiropraxia atua para desenvolver um tratamento completo para problemas ligados às articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas fundamentais do nosso corpo.

tab-image

Além de auxiliar na melhora da dor, a quiropraxia também promove o relaxamento e o bem-estar geral, pois as terapias manuais ajudam a diminuir a tensão muscular, muito comum em casos de estresse ou ansiedade.
A quiropraxia pode ser aplicada de maneira alternativa e complementar na resolução dos seguintes casos:
- Dores nos ombros;
- Dores no pescoço;
- Dores de cabeça;
- Dores nas costas;
- Hérnia de disco e dor ciática;
- Tensão muscular;
- Problemas em articulações do ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e outras;
- Correção de postura;
- Lesões ou acidentes variados;
- Fibromialgia;
- Dor lombar

Marcar Consulta

Massagem desportiva

Todo o nosso corpo e até mesmo nossos órgãos são revestidos por um tecido conectivo chamado fascia.
As fáscias são fundamentais para nossa mobilidade, inclusive a dos nossos órgãos que precisam se movimentar uns aos outros em nossa cavidade abdominal. Essa harmonia de movimento e deslizamento das fáscias é muito importante para que não haja sobrecarga em tendões, ligamentos e demais estruturas.

tab-image

Normalmente com o acúmulo de estresse e movimentos repetitivos todos nós estamos sujeitos ao bloqueio ou fixação das fáscias aos músculos.
Tendo em vista esse processo negativo a libertação miofascial ou massagem de libertação miofascial organiza e promove um melhor deslizamento das fáscias sobre os músculos.
Costumo dizer aos meus pacientes que a falta de mobilidade é como se usássemos um fato apertado que nos obrigasse a ter um gasto grande de energia para realizar movimentos. Além de desperdiçar energia a falta de mobilidade ou tensão muscular demasiada incide diretamente sobre os tendões, dai um numero tão expressivo de pessoas acometidas por tendinites.
Vale lembrar que todos os tratamentos citados nesses tópicos e oferecidos pela clínica Guilherme Galvão são indicados para todos, atletas profissionais, amadores e não praticantes de exercício físico.
QUAIS OS BENEFICIOS DA MASSAGEM DE LIBERTAÇÃO MIOFASCIAL OU DESPORTIVA?

Muitos são os benefícios de incluir esse tipo de trabalho preventivo em nossa rotina como:
• Prevenção de lesões
• Redução de espasmos musculares, edemas e processos inflamatórios
• Preparação da musculatura para o exercício pois organiza as fibras musculares.
• Elimina as toxinas da musculatura
• Melhora a qualidade do sono e diminui a ansiedade
• Alivia as dores pós-treino
• Melhora a fadiga e a recuperação muscular
• Melhora a circulação sanguínea e o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos
• Tem um efeito relaxante ou estimulante no sistema nervoso central

Existem benefícios de se fazer a Massagem desportiva antes ou após a sessão, vamos entender as diferenças:

Antes da pratica de atividade física ou realizar uma competição a massagem desportiva é indicada para preparar a musculatura reagrupando, aquecendo, oxigenando e alinhando as fibras musculares minimizando os riscos de estiramentos, distensões e outras lesões, auxilia o atleta ou qualquer praticante amador de exercícios a sentir se mais seguro e ativo na realização dos movimentos por ativar e estimular o sistema nervoso.
A massagem quando realizada após o exercício físico tem o objetivo de promover uma ação desintoxicante pois acelera a regeneração e elimina resíduos metabólicos. Os movimentos profundos e lentos promovem uma vasodilatação e beneficiam a nutrição celular , dessa forma a pessoa terá menos dores musculares pós treino e também sofrerá menos com a fadiga muscular, podendo realizar os treinos com mais segurança e conforto.

Marcar Consulta

Tratamento da Dor

Vivemos em uma sociedade onde a cobrança sobre nós é enorme e muitas vezes vinda de nós mesmos.
Junto com toda essa carga emocional é inevitável algum nível de estresse, conviver com o estresse é algo natural desde a nossa origem mais conflitos emocionais mais profundos são a causa de um tipo de estresse mais perigoso, essa força ou sentimento é responsável ou pode ser o ponto gatilho para o aparecimento de doenças em nosso organismo.
Segundo a OMS o estresse profundo e doenças emocionais causam sofrimento e são fatores causadores de vulnerabilidade do nosso sistema imunitário.
Além de favorecer ou enfraquecer o sistema imunológico o estresse é um combustível para a dor e processos inflamatórios oportunistas que muitas vezes são de difícil resolução para a medicina convencional.
Durante meus 11 anos de carreira fiz formações específicas para aprender técnicas que diminuíssem o estresse e atuassem diretamente nos receptores neurológicos da dor.
Entre as técnicas mencionadas no site para o tratamento da dor e diminuição do estresse a Auriculoterapia tem se mostrado muito eficiente, mais do que se trata e como essa ciência atua no nosso organismo?

tab-image

Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.
O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microssistema, podendo refletir todas as mudanças fisiopatológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, tronco, dos tecidos e dos órgãos dos sentidos.
Quando se produz um estado patológico em qualquer parte do corpo humano isto é refletido na orelha com reações positivas de caráter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade.

Marcar Consulta

Auriculoterapia

O que é Auriculoterapia?
Consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos.
Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos.
O pavilhão auricular é considerado uma parte muito importante do corpo humano por constituir um microssistema, podendo refletir todas as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, tronco, dos tecidos e dos órgãos dos sentidos. Quando se produz um estado patológico em qualquer parte do corpo humano isto é refletido na orelha com reações positivas de caráter e localidades diferentes, específicos a cada enfermidade.

tab-image

Pontos da Auriculoterapia:
A Agência Nacional de Acreditação e Avaliação em Saúde (ANAES), órgão francês equivalente ao Ministério da Saúde brasileiro, publicou em 2003 e 2004 uma lista de quadros para os quais são indicados o tratamento por auriculoterapia francesa:
· Dores crônicas e agudas, agindo como analgésico
· Ansiedade e depressão (como parte de um tratamento geral)
· Distúrbios funcionais digestivos, como náuseas e vômitos
· Vícios diversos, incluindo tabagismo
· Alergias, incluindo rinite alérgica
· Auxílio na recuperação motora
· Patologia unctional urogenital.

Insônia
Segunda a Dra. Okino, a insônia pode estar relacionada ao estresse psicológico, ou ainda a um momento de fadiga e baixa vitalidade. Desta forma, o problema pode ser tratado através da terapia de acupuntura auricular.

Dor de cabeça
A dor de cabeça, principalmente as cefaleias tensionais causadas por tensões na musculatura da cabeça, podem ser aliviadas através do estímulo em pontos no pavilhão auricular.

Um tratamento muito popular através da auriculoterapia é para enxaqueca que, na medicina chinesa, é atribuída a uma disfunção do fígado. Tratando, então, os pontos do fígado e vesícula biliar pode-se aliviar as enxaquecas de origem emocional.

Auriculoterapia chinesa vs Auriculoterapia francesa
Desenvolvida ao longo de três mil anos, a auriculoterapia na Medicina Tradicional Chinesa usa uma cartografia própria com 200 pontos localizados nas duas orelhas.

Por outro lado, a utilização da auriculoterapia na medicina ocidental surgiu a partir dos estudos do médico francês Paul Nogier que, na década de 1950, mapeou 43 pontos na orelha que possuem correspondência com órgãos e sistemas do corpo humano.

Nogier publicou uma cartografia da orelha que ficou conhecida como “Auriculoterapia Francesa”, em que os pontos correspondem a uma imagem de um feto invertido no pavilhão auricular.

Os pontos mapeados por Nogier foram amparados por fundamentos da neurofisiologia, confirmados por estudos de ressonância magnética funcional.

Portanto, as principais diferenças entre as duas escolas são suas cartografias, que foram baseadas em diferentes premissas, e também nos instrumentos utilizados. A chinesa acaba utilizando cristais, sementes e agulhas, enquanto a francesa usa agulhas, laser, massagem e infravermelho.

Marcar Consulta

Alinhamento Postural

Muitas vezes olhamos alguém a andar pela rua e reparamos nos desvios ou forma de estar daquela pessoa. Mais quais são os fatores que influenciam negativamente a nossa postura?
Nosso corpo é uma unidade extremamente complexa e desenvolvida ao ponto de nos proteger de doenças e manter se em equilíbrio, porem assim como estímulos positivos que oferecemos ao nosso corpo são aceitos com gratidão os maus também são aceitos da mesma maneira, ou seja, se ficares o dia todo em uma secretaria a olhar um ecra a esquerda ao longo de pouco tempo adota rá esse padrão fora do escritório.

tab-image

Quando faço a avaliação de um paciente é muito comum notar padrões posturais associados com o meio ambiente em que vivem ou relacionados ao trabalho.
Muitas vezes também estão presentes desvios patológicos como escolioses e hipercifoses, além do aumento das curvaturas fisiológicas na coluna, seja por fraqueza muscular associados a maus hábitos posturais cotidianos.
Alterações na forma com que o paciente pisa e anda também influenciam no comportamento do corpo, e muitas vezes o uso de palmilhas proprioceptivas é indicado.
A correção ou melhoria dos padrões posturais será por abordagem manual e manipulativa mecânica na articulação ou região da coluna ou outra estrutura que esteja bloqueada, desalinhada ou mal posicionada.

Marcar Consulta

Ventosaterapia

A ventosaterapia é uma terapia da medicina tradicional chinesa (MTC), que surgiu há pelo menos 2 mil anos.
O mecanismo da ventosaterapia não é claro, mas alguns pesquisadores sugerem que a colocação de copos em pontos de acupuntura selecionados na pele produz hiperemia ou hemostasia, o que resulta num efeito terapêutico. Alguns estudos também indicam que a estimulação de pontos nervosos na pele aumenta a liberação de peptídeos endógenos (gerando analgesia) e controle da dor. O tratamento poderia também auxiliar na microcirculação muscular local, promovendo relaxamento e diminuição de banda tensa muscular.
Outros estudos também indicam que o relaxamento muscular pode ser explicado pela diminuição de input nociceptivo ou pela liberação de óxido nítrico local (molécula que media vasodilatação e circulação sanguínea local).
A terapia de ventosaterapia é uma modalidade de cura da medicina chinesa que tem sido aplicado na Ásia, em particular na China, bem como no norte da Europa (Escandinávia).  A ventosaterapia remonta aos antigos egípcios, chineses, e outras culturas do Oriente Médio.
Uma das primeiras documentações de ventosaterapia pode ser encontrada no trabalho intitulado ‘Um Manual de Prescrições Para Emergências’, que foi escrito por um herbalista taoísta de nome Ge Hong e que data de aproximadamente 300 AD. Um dos mais antigos livros de medicina do mundo, o Papiro de Ebers, descreve como os antigos egípcios estavam usando terapia por ventosa em 1550 a.C.

tab-image

Na China, a ventosaterapia é usada principalmente para tratar doenças respiratórias, como bronquite, asma e congestão; artrite; problemas gastrointestinais e certos tipos de dor. Alguns profissionais também usam a ventosaterapia para tratar a depressão e reduzir o inchaço. Locais do corpo com mais músculos, tais como o abdômen e costas (e, em menor grau, os braços e pernas), são os locais preferidos para tratamento.
Nas Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016, o público em geral pôde notar um elevado número de atletas de alto rendimento fazendo uso da ventosaterapia para tratamento de dores, reabilitação músculo-esquelética esportiva, e também prevenção de lesões.
Alguns exemplos de atletas que se utilizaram da terapia foram a equipe de natação dos Estados Unidos da América (como o recordista olímpico Michael Phelps), além de atletas da China e de outras delegações.
Em nossa clínica o uso da Ventosaterapia poderá ser usado sempre que se achar clinicamente vantajoso o seu uso, e também será respeitada a faixa etária e contra indicações tais como não realizar o tratamento em gestantes e pessoas com alguma doença ou lesão na pele.
O seu uso sempre será uma parte do tratamento ou de uma sessão sendo combinado com outras técnicas e procedimentos.
As marcas resultantes da ventosaterapia são normais e normalmente dentro de uma semana desaparecerão.

Marcar Consulta